
O número de carros blindados deve chegar a 200 mil no Brasil esse ano, o que reafirma o Brasil na primeira posição no ranking global de país com maior frota de veículos blindados. Mas imaginamos que você ainda não sabe como a blindagem é feita e quais são os materiais que utilizados, não é mesmo?! Pensando nisso, criamos este conteúdo para você entender tudo sobre o procedimento de blindagem e materiais utilizados.
Materiais utilizados
A blindagem de veículos é feita utilizando chapas de aço, placas compostas por camadas de tecido de fibra de aramida e vidros laminados com polímeros especiais. Esses materiais são utilizados para criar uma espécie de armadura no carro, para proteger os usuários dos carros de disparo de armas de fogo.
Blindagem de colunas e portas
As colunas das portas e a lateral do teto dos carros de passeio são muito finas para receber placas de aramida. Por isso, a moldura do habitáculo é revestida por chapas de aço com até 3mm, para proteção no nível IIIA. Para níveis superiores de proteção, as chapas de aço carbono chegam até 6mm de espessura.
Blindagem de habitáculo
O habitáculo onde ficam os passageiros e o motorista é revestido com placas de um composto plástico flexível chamado aramida, mais leve que o aço, com resistência equivalente.
Blindagem de pneus
A blindagem dos pneus garante ainda mais segurança para os usuários do veículo, pois caso haja disparos efetuados em direção do pneu, ele ( pode perder pressão, mas devido a instalação de um cinta de aço na roda o pneu não sai do aro permitindo andar com o carro em velocidade mais baixar para sair da área do ataque.
Blindagem de vidros
Os vidros também são blindados para garantir a segurança dos passageiros e do motorista. Eles são feitos com placas de vidros laminados, placa de policarbonato e filmes plásticos para promover a união das placas em um processo chamado de autoclavagem. Na blindagem contra armas de mão, a espessura varia de 18 a 23mm. Na mais poderosa, que resiste a fuzis, passa de 40mm. Um vidro comum tem só 6mm de espessura.