O que acontece é que, se você não blindar seus pneus, em caso de ataque ao seu veículo, nada adiantará blindar todo o resto, pois eles estarão totalmente vulneráveis ao ataque. Sendo assim, a blindagem do pneu, apesar de funcionar propriamente como um escudo, permite que os mesmos, ao serem atingidos, continuem fixos na roda, dando autonomia e permitindo para que o motorista consiga escapar em uma possível fuga.
O dispositivo mais comum é a famosa Cinta de Roda, que se trata de um acessório instalado no interior da roda, de forma a ocupar o sulco interno que facilita a montagem e desmontagem do pneu.
Confeccionada normalmente em aço inoxidável, a Cinta de Roda ao cobrir o sulco interno da roda, evita que uma situação de risco devido a um pneu estar totalmente vazio, ao tracionar o veículo o pneu se solte com facilidade da roda e seja totalmente perdida a capacidade de movimentação do veículo.
Com esta cinta você ainda consegue percorrer até 5 quilômetros, em uma velocidade reduzida e sair da zona de perigo e colocar-se em segurança.